Resenha do livro Psicologia da Gravidez
Maria Tereza P. Maldonado
Resenha crítica
Autoria de Larissa Santos Oliveira
Graduação em Psicologia – 1º período
Turma 1 NB
PSICOLOGIA DA GRAVIDEZ - Maria Tereza P. Maldonado: Resenha Crítica
Este livro apresenta e discute diversos aspectos psicológicos que ocorrem durante a gravidez, o parto e o puerpério. A autora mostra a importância da interdisciplinaridade na assistência à mãe, não só durante a gravidez e o parto como durante o puerpério, como medida preventiva, pois defende que estas fases constituem um período de crise e transição existencial. Daí a necessidade de uma abordagem somática (médica, fisiológica) e psicológica.
Logo no primeiro capítulo, a autora mostra como a ideia do amor materno foi construída historicamente, tomando como base a civilização ocidental e fatores históricos e culturais que contribuíram para a mudança da figura materna na sociedade. Comenta sobre a dissociação entre o prazer feminino e a maternidade, a imagem de mulher-mãe e mulher-fêmea que se tornou cada vez mais fortalecida, sendo a mãe aquela que seria totalmente devotada à prole e capaz de se sacrificar por ela. A partir do século XVIII é que se estabelece a importância da figura materna na sociedade, quando ela assume a responsabilidade por nutrir e educar os filhos. A sociedade ocidental tornou-se mais aberta às emoções sob a influência das ideias iluministas, que colocaram novamente o homem em evidência. Anteriormente, por diversos motivos, a sociedade preocupava-se mais com aspectos objetivos de sobrevivência. O advento da psicanálise também contribuiu para reforçar a tendência a responsabilizar a mãe pelos problemas e dificuldades dos filhos.
A gravidez pode ser uma fase de transição ou um período de crise. Sua influência sobre a estrutura familiar pode ser recebida ambiguamente em diversos aspectos. A autora mostra que, durante esse período, ocorrem diversas mudanças de ordem psicológica e material que exigem