Holocausto Brasileiro
O presente trabalho têm como objetivo relatar em forma de resenha a história de dois hospícios localizados no Brasil, na qual realizavam em seus pacientes hospitalizados tratamentos totalmente desumanos. Um desses hospícios se localiza na cidade de Barbacena (MG), sendo conhecido como o Colônia, na qual deu origem ao livro Holocausto Brasileiro. Já o outro hospício se localiza na cidade de Sorocaba (SP), cujo nome é Vera Cruz. Devido os fatos ocorrido no Vera Cruz, na qual teremos conhecimento através desse trabalho, foi realizado um vídeo pelo Conexão Repórter com o nome “A Casa dos Esquecidos”.
Primeiramente analisaremos os fatos ocorridos em o Colônia, na qual pessoas sendo elas consideradas ou não com problemas mentais eram internadas pelos seus familiares e esquecidas ali, como se fossem indigentes. Será discutido nesse contexto a relação que o Holocausto Brasileiro tem com a história da psicologia, e qual a visão de mundo e de homem que levaram ocorrer toda essa situação.
Em segundo plano iremos verifcar
Resenha sobre o livro Holocausto Brasileiro
O livro Holocausto Brasileiro relata a história sobre um dos maiores hospícios do Brasil, localizado em Minas Gerais, na cidade de Barbacena, ficando conhecido como Colônia.
O título holocausto foi utilizado para comparar o hospício com os campos de concentração nazistas da Segunda Guerra Mundial, onde muitos judeus foram mortos inocentemente.
No colônia a maioria das pessoas, cerca de 70% foram internadas sem sofrer problemas mentais, estavam ali apenas por não serem aceitas como pessoas normais diante a sociedade sendo indesejadas pela própria família . Muitos pacientes não sabiam o motivo de sua internação, porém diante a sociedade esses motivos eram por exemplo: gravidez na adolescência, alcoolismo, prostituição, timidez, homossexualismo, perca de documentos, epilepsia, rebeldia e etc.
Os pacientes eram levados até o colônia através de vagões de