fundamentos da automação
O conceito de Automação impõe-se cada vez mais, nas empresas preocupadas em melhorar a sua produtividade, reduzindo ao mesmo tempo os custos, atuando no sistema organizativo da empresa e o seu sistema produtivo. Tecnologia relacionada com a aplicação de sistemas eletrônicos, mecânicos e baseados em computador para operar e controlar a produção.
A automação industrial, além de presente em nossas vidas, está, também, presente nos processos industriais com o objetivo básico de facilitar os processos produtivos. Sendo assim, estima-se o desenvolvimento de um sistema otimizado capaz de proporcionar a redução dos custos, o aumento da quantidade, assim como da qualidade de itens produzidos e, também, reduzir o tempo necessário gasto para a produção. Portanto, pode-se notar que a automação industrial não atinge apenas a produção em si com a substituição do trabalho braçal humano por máquinas computadorizadas e robôs. Pelo contrário, ela encontra-se intimamente ligada aos sistemas de qualidade uma vez que é através dela que se garante a manutenção de uma produção sempre com as mesmas características e com alta produtividade, permitindo maiores ganhos na produção através da integração de tarefas distintas com a elaboração de projetos, com o gerenciamento administrativo e com a produção visando, por fim, atender o cliente em um menor prazo, com preço competitivo e com um produto de qualidade.
Além do que já foi citado, vale ressaltar a importância da automação industrial no meio ambiente, uma vez que através da mesma pode-se garantir o cumprimento de novas normas ambientais, através de sistemas de controle de efluentes, controlando a emissão de gases, entre outros. Além disso, é importante citar que a automação industrial livrou o homem de tarefas repetitivas, de ambientes perigosos, de ambientes insalubres, assim como de grandes esforços físicos, alocando essas responsabilidades para máquinas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A AUTOMAÇÃO NAS ATIVIDADES HUMANAS
Criada