Fundamentos da simulação - eng. de automação
)XQGDPHQWRV GH 6LPXODomR
6,08/$d2
Definição:
“6LPXODomR p R SURFHVVR GH SURMHWDU XP PRGHOR FRPSXWDFLRQDO GH XP VLVWHPD UHDO H FRQGX]LU H[SHULPHQWRV FRP HVWH PRGHOR FRP R SURSyVLWR GH HQWHQGHU VHX FRPSRUWDPHQWR HRX DYDOLDU HVWUDWpJLDV SDUD VXD RSHUDomR” (Pegden, 1990)
1
3RUTXH 6LPXODU "
Principais razões:
1. O sistema não pode ser estudado nem avaliado com técnicas tradicionais porque ainda não existe; 2. Experimentar com o sistema real é dispendioso; 3. Experimentar com o sistema real não é apropriado. (ex: serviços de emergência); 4. A abordagem de estudo por técnicas tradicionais não consegue atingir o detalhamento necessário.
9DQWDJHQV H 'HVYDQWDJHQV
Vantagens
1. 2. 3. 4. Reaproveitamento de modelos; A metodologia de análise para a simulação permite avaliar mesmo protótipos ainda iniciais do sistema; É geralmente mais fácil de aplicar do que métodos analíticos; Modelos analíticos requerem grande número de simplificações para se tornarem matemáticamente aplicáveis; Como o nível de detalhamento da simulação pode ser semelhante ao real, é possível testar situações que não seriam possíveis por outros métodos; Hipóteses sobre o sistema podem ser testadas para confirmação;
5.
6.
2
9DQWDJHQV H 'HVYDQWDJHQV
Vantagens
7. Existe controle sobre o tempo: lento para análise de comportamento, o rápido para obter resultados; 8. Permite compreender melhor quais são as principais variáveis do sistema, e seus relacionamentos; 9. Facilita a identificação de “gargalos” do sistema; 10. A simulação mostra realmente como o sistema opera, em oposição à maneira que todos pensam que ele opera; 11. Novas situações, das quais se tem pouco conhecimento, podem ser testadas com a simulação, respondendo perguntas do tipo: R TXH DFRQWHFHULD VH"
9DQWDJHQV H 'HVYDQWDJHQV
Desvantagens
1. A construção de modelos requer treinamento especial, envolve arte, e seu aprendizado se dá ao longo do tempo, com aquisição de