REFERÊNCIAS GESTÃO DA QUALIDADE E FUNDAMENTOS DA AUTOMAÇÃO.
Com o objetivo de padronizar as atividades de processo desenvolvidas em uma empresa fabricante de componentes automotivos, o presente projeto apresenta algumas considerações sobre a melhoria implantada na máquina oleadeira de peças após têmpera a laser. Todo o exposto está pautado na normatização da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
O projeto de pesquisa “Melhoria na máquina oleadeira de peças após têmpera a laser”, apresenta desde a concepção do projeto, o andamento da implantação utilizando os conceitos da qualidade, as ferramentas da qualidade, sistema da qualidade e as etapas do plano de implantação do sistema de qualidade. O controle de processo em uma empresa é um dos pontos em que atuamos para identificar falhas reduzindo custos, refugos, paradas e setup de máquinas.
No processo produtivo atual, contamos com apenas um compartimento onde o operador, com uma bandeja contendo as peças aguardando a lubrificação, mergulha a bandeja no óleo. Ocasionando muita sujeira e desorganização.
O processo em questão não possui um controle de qualidade específico, quanto ao tempo e quantidade necessário para a lubrificação, folha de instrução de trabalho ocasionando um falta de padronização no processo. A ideia central do projeto seria implantar uma melhoria nesse processo garantindo à qualidade, utilizando uma máquina em que o operador colocasse as peças organizadas em bandejas, e quanto ao tempo necessário, teríamos um temporizador que indicasse o tempo correto, bem como a quantidade de peças necessárias.
Visualizando a organização de forma sistémica percebe-se que tudo é passivo de melhoria, dessa maneira envolvendo todos os stakeholders, com visões diferenciadas, possibilita-se que a organização se torne cada dia mais competitiva no mercado.
1.1 POLITICA E OBJETIVOS DA QUALIDADE
Toda empresa que implanta um sistema de gestão da qualidade, define e divulga sua visão, missão e política, pois esta é uma maneira direta de dizer a todos