Trabalho De Bioquimica
Juntamente com as enzimas, as vitaminas agem nas transformações químicas do corpo. Sem elas, muitos órgãos passam a funcionar mal, e corremos o risco de ficar doentes. As vitaminas controlam ou regulam várias atividades da célula e funções do corpo. Dizemos, então, que elas são nutrientes com função reguladora. A quantidade necessária de vitaminas por dia é muito pequena se comparada à da maior dos nutrientes: elas são medidas em miligramas. No caso da vitamina C, por exemplo, são necessários apenas 60 miligramas por dia. Já a quantidade diária de vitamina B12 é de apenas 0,001 miligrama.
Inicialmente, as vitaminas foram identificadas por letras do alfabeto. A medida que se descobriam a composição das vitaminas, elas passaram a ser identificadas com nomes que indicam a natureza química de cada uma.
Desenvolvimento
Vitamina A: Também chamada de retinol, mantém os tecidos epiteliais saudáveis e age na visão. A falta dessa vitamina pode provocar a cegueira noturna, um distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de enxergar em ambientes pouco iluminados. Pode ainda tornar a córnea ressecada e a pele áspera
É encontrada na gema do ovo, em laticínios, na margarina, na carne de fígado e de rins. Além disso, o organismo pode fabricar a vitamina A partir do betacaroteno, uma substancia que é encontrada em verduras com folhas verde-escuras e vegetais amarelos ou alaranjados (cenoura, abobora, batata-doce, brócolis, espinafre, couve, agrião, caqui, pêssego, mamão, manga, melão).
Vitaminas do complexo B: São várias vitaminas (B1, B2, B6, B12, niacina, acido fólico, entre outras) que agem em muitas reações químicas do corpo, principalmente no processo da respiração celular, responsável, pela produção de energia.
As células nervosas, que precisam de bastante energia, sofrem logo com a falta de vitamina B1 (tiamina), que provoca inflamação nos nervos, paralisia e atrofia dos músculos. A doença é chamada de berilbéri, palavra que, em cingalês,