egito
Com mais de 85 milhões de habitantes, o Egito é um dos países mais populosos da África e do Oriente Médio, sendo o 15.º mais populoso do mundo. A população está concentrada, sobretudo, às margens do rio Nilo, praticamente a única área não desértica do país, com cerca de 40 000 kmª; O da Líbia, a oeste, o Arábico ou Oriental, a leste, ambos parte do Saara, e o do Sinai, são pouco povoados. Cerca de metade da população egípcia vive nos centros urbanos, em especial no Cairo, em Alexandria e nas outras grandes cidades do delta do Nilo, de maior densidade demográfica. O país possui uma das histórias mais longas entre todos os Estados modernos, tendo sido continuamente habitado desde o 10.º milênio a.C.,9 Sua antiga civilização foi responsável pela construção de alguns dos monumentos mais famosos da humanidade, como as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge, tendo sido também uma das mais poderosas de seu tempo e uma das primeiras seis civilizações a surgir de forma independente no mundo.
DESENVOLVIMENTO
O Egito de hoje fala árabe e o antigo Egito falava uma língua que simplesmente desapareceu após as sucessivas invasões que a região sofreu.
A religião predominante no Egito hoje é o Islamismo sunita e a religião da época dos faraós era completamente diferente, polisteísta, na verdade estava mais para mitologia com todas aquelas divindades, crenças, mitos e práticas bizarras.
O Egito hoje é uma república semipresidencialista multipartidária, na qual o poder executivo é compartilhado entre o presidente e o primeiro-ministro, embora na prática o presidente controle o governo e tenha sido eleito como candidato único há mais de cinquenta anos (a última eleição presidencial ocorreu em setembro de 2005). Já o Egito antigo era governado por monarquias teocráticas. O faraó era considerado a manifestação de deus na terra.
HOJE:
- não é mais um império, é uma república
- não é mais comandado por um faraó (considerado um deus), mas por um presidente da