Egito
História A História do Egito Antigo inicia-se por volta do ano 3100 a.C., altura em que as regiões do Alto e do Baixo Egito foram unificadas, e termina no ano 30 a.C.., quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada na Batalha de Ácio, e o Egito passou a ser uma província do Império Romano.
Período Pré-Dinástico Tradicionalmente aceito como o período compreendido entre o neolítico antigo e o início da monarquia faraônica formada pelo rei Menés (ou Narmer).
Neolítico: A contínua desertificação forçou os primeiros ancestrais dos egípcios a assentarem em torno do Rio Nilo mais permanentemente e forçou-os a adotarem um estilo de vida mais sedentário, com base em práticas agrícolas e de domesticação animal; também foi um período marcado por crescentes migrações estrangeiras causadas pela desertificação do Saara. Apesar dos sítios arqueológicos revelarem pouco sobre esse período, uma verificação de muitas palavras egípcias para cidades pode oferecer uma lista hipotética de razões pelas quais os egípcios se assentaram. No Alto Egito, as palavras para cidades indicam que funcionaram para o comércio, proteção contra animais e inundações ou, como locais sagrados para