Trabalho de bioquimica
BIOQUÍMICA
Tema: metabolismo de lipidios.
Componentes: Fabiane da Silva
Aesa Carmona
Thiago Castro
Nathalia Barreto
Gisele Fonseca
Camila
Angelina
SUMARIO
O que são lipídios
Introdução.
Absorção de lipídeos por células da mucosa intestinal.
Transporte de lipídeos.
A reserva lipídica .
Mobilização de lipídeos.
Oxidação de ácidos graxos.
As enzimas da b-oxidação
Degradação do colesterol e Síntese de colesterol.
Biossíntese de ácidos graxos
Síntese de triacilglicerol
O QUE SÃO LIPÍDIOS lipídeos ou lípides são biomoléculas compostas por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos,1 como o álcool, benzina, éter, clorofórmio e acetona.
A família de compostos designados por lipídios é muito vasta. Cada grama de lipídio armazena 9 quilocalorias de energia, enquanto cada grama de glicídio ou proteína armazena somente 4 quilocalorias.1 INTRODUÇÃO
Desde que os tricialgliceróis são insolúveis em água e as enzimas digestivas são hidrossolúveis, a digestão ocorre na interface lipídeo-água.
A área de superfície da interface é aumentada pelos movimentos peristálticos do intestino, combinados à ação emulsificante dos ácidos biliares (ou sais biliares).
Os sais biliares são moléculas anfipáticas que atuam na solubilização dos glóbulos de gordura – são derivados do colesterol, conjugados de glicina ou taurina.
INTRODUÇÃO
O processo de emulsificação dos lipídios ocorre no duodeno. A colecistoquinina, um hormônio peptídico, é produzido em resposta à presença de lipídeos, atuando sobre a vesícula biliar e estimulando a secreção da bile, e atuando ainda sobre as células exócrinas do pâncreas, estimulando a secreção de enzimas.
A secretina, outro hormônio peptídico, tem a função de auxiliar na neutralização do pH do conteúdo intestinal, por estimular o pâncreas a secretar uma solução rica em bicarbonato. Sendo assim, os lipídeos são degradados por