trabalho de bioquimica
Para a realização da pratica, utilizou-se seis tubos de ensaio, identificados com branco e 1 a 5 respectivamente conforme o gradiente de pH.
Colocou-se 1,0 ml de água destilada em um tubo de ensaio que foi identificado como branco, que foi utilizado como referencia no experimento, esse procedimento é chamado leitura em branco, e tem como finalidade diminuir os erros causados, pela absorção luz ocasionados pela cubeta e pela água. Em seguida utilizaram-se tubos enumerados de 1 a 5 que continham Ácido Salicílico previamente pesado (5 mg por tubo).
Após isso foi adicionado 1,0 ml da solução de Ácido Clorídrico a cada tubo com valores de pH diferentes (1 a 5) não foi observada nenhuma alteração na cor da solução dentro dos tubos.
Adicionou-se 1,0 ml de Hexano em todos os tubos, inclusive o tubo do branco, foi adicionado esse solvente, devido a obter característica de muito apolar. No momento em que ele foi adicionado no sistema, teve a formação de duas fases, uma aquosa e uma orgânica e a partir disso será possível obter o coeficiente de partição. Depois foi colocada uma gota de Solução de Cloreto Férrico em cada tubo, inclusive no branco e observou-se alteração na cor da soluções dos tubos conforme a Foto 1.
FOTO 1 – Observação na alteração da cor das soluções nos tubos em diferentes pH.
Fonte: Autoria própria.
Através do coeficiente de partição pode-se perceber que soluto poderá está mais distribuído na fase aquosa ou orgânica, percebe-se também que a parti dos diferentes tons de roxo observados, como o soluto está distribuído, assim, o aumento do pH mostra uma maior intensidade da tonalidade roxa e terá uma maior concentração de AAS ionizado na fase aquosa, ou seja, uma menor concentração de AAS na fase orgânica (tons de lilás e roxo mais claro).
Uma outra observação é que ao ingerir o comprimido de AAS será melhor absorvido pelo corpo em regiões que tem um pH maior como no intestino (pH alcalino). Pode colocar isso na