maquinas eletricas
Curso Técnico em Eletrotécnica
Relatório Máquinas Elétricas
Alessandro Eros / Alan Douglas / Fernando Matoso / Karla Diniz
Prática 01
Medição da resistência elétrica dos enrolamentos do transformador pelo método da queda de tensão
Sumário
OBJETIVO
Este ensaio prático tem como finalidade verificar a continuidade dos enrolamentos do trafo e qual possui maior resistência pelo método de queda de tensão para identificar o lado de alta tensão e baixa tensão.
INTRODUÇÃO
O teste mais simples de um transformador é feito medindo-se a resistência ou a continuidade de seus enrolamentos utilizando um multímetro. O primário (de tensão mais alta) tem uma resistência (em Ω) maior que o secundário (de tensão mais baixa). O enrolamento do primário deve apresentar resistências mais altas, em média de um KΩ, caso venha apresentar resistências muito altas (acima de 10KΩ) é bem provável que o transformador esteja aberto. Já o enrolamento do secundário, deve apresentar uma resistência da ordem de poucos ohms.
Nada tem a ver com a tensão dos enrolamentos, de modo que, com este teste não podemos tirar conclusão alguma à respeito disso.
Se ligarmos diretamente um secundário de baixa tensão de um transformador por engano diretamente na rede de energia, teremos um curto-circuito, pois a baixa resistência deste enrolamento resulta em uma corrente muito intensa que destrói imediatamente o componente.
Por isso, não podemos experimentar o transformador simplesmente tentando ligá-lo na rede.
É muito importante saber identificar os enrolamentos dos transformadores de força, pois uma ligação errada pode causar muitos danos e prejuízos.
MATERIAL EXPERIMENTADO
Os materiais utilizados neste experimento são:
2 (dois) trafos monofásicos;
1 (uma) fonte variável de C.C;
2 (dois) multímetros analógicos;
Cabos para conexões.
PARTE PRÁTICA
Através do teste de continuidade