Vanguardas Europeias modernismo e pré modernismo
(Dr. Dráuzio Varella)
Efeitos do álcool
“O álcool é uma substância tóxica e o metabolismo das pessoas mais jovens faz com que seus efeitos sejam potencializados. Não se pode esquecer também de que ele é responsável pelo aumento do número de acidentes e atos de violência, muitos deles fatais, a que expõem os usuários.”
(Dr. Dráuzio Varella)
Origens do problema
“ Não é raro o problema do álcool começar em casa. Com a hesitação paterna na hora de permitir ou não que o adolescente faça uso do álcool ou com o mau exemplo que alguns pais dão vangloriando-se de serem capazes de beber uma garrafa de uísque ou dez cervejas em um final de semana.”
(Dr. Dráuzio Varella)
Dependência
“ De fato, a dependência do álcool leva anos para estabelecer-se. Porém um artigo publicado a pouco tempo no “pediatrics” mostrou que a exposição precoce da bebida alcoólica na adolescência aumenta muito a probabilidade de a pessoa tornar-se dependente.”
(Médico psiquiatra, PHD em dependência Química Ronaldo Laranjeira)
Fatores de Risco
Existem sim fatores de risco para o alcoolismo, assim como para a dependência de qualquer outra droga, existem até características que são geneticamente transmitidas, mas nem todos os que a possuem se tornam dependentes.
Conclusão
Então podemos concluir que o álcool prejudica a sociedade como um todo. E o nível de álcool consumido é maior nos adolescentes, isso é fato, hoje em dia é raro esse adolescente que não bebe ou que não bebeu, há adolescentes que excedem esse nível de bebida chegando ao alcoolismo, ou passando para outras drogas mais fortes. Esse ato que ocorre com tanta frequência já está sendo visto com normalidade e até encorajado por algumas pessoas. Mesas de jovens reunidos bebendo entre eles, sozinhos e até mesmo junto com os pais, mas esse ato de ver adolescentes bebendo não deve ser encarado com