MODERNISMO E NATURALISMO LITERATURA
JOAS DA SILVA
TRABALHO DE LITERATURA (REALISMO, NATURALISMO, PARNASIANISMO, PRÉ-MEDERNISMO, VANGUARDAS EUROPÉIAS, MODERNISMO I E II)
TOLEDO-PARANÁ
2014
JOAS DA SILVA
TRABALHO DE LITERATURA (REALISMO, NATURALISMO, PARNASIANISMO, PRÉ-MEDERNISMO, VANGUARDAS EUROPÉIAS, MODERNISMO I E II)
Trabalho apresentado como requisito para obtenção da disciplina de Literatura, 1º Ano, da Fundação Educacional de Toledo - Funet. Profa. JULIANA FIAMETI.
TOLEDO-PARANÁ
2014
PARTE I
1. Realismo
Contexto histórico: Surgiu em meados do século XIX, contribuindo para a evolução e para os métodos de experimentação e observação da realidade, mas foi a partir de 1870 que iniciaram-se as primeiras agitações culturais, sobretudo nas academias de Recife, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, devido aos seus frequentes contatos com as grandes cidades europeias. Houve também nesse período, o surgimento da população urbana, a desigualdade econômica e o aparecimento do proletariado.
Características: Não há envolvimento sentimental e é oposto ao idealismo romântico. Representa a realidade mais fielmente, e o romance é usado como um meio de combate a críticas de instituições social decadentes, como o casamento. Denuncia a corrupção e hipocrisia da classe burguesa, narrativa detalhada, e personagens analisados psicologicamente.
Machado de Assis: Nasceu no Rio de Janeiro em 1839 e morreu em 1908. Teve uma infância pobre. Casou-se com Carolina Xavier, que o incentivou muito na carreira literária, tanto que depois se tornou presidente da Academia Brasileira de Letras. Foi autor de grandes obras como “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, ”Dom Casmurro”, “Quincas Borba” . É considerado o maior escritor do século XIX. Escreveu romances, contos, poesias, teatro, crônicas e críticas literárias.
2. Naturalismo
Contexto