História Da saúde Humana
CURSO DE FARMÁCIA
HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
DEYSIANE DOS SANTOS CALADO
CARUARU – PE 2014.2
DEYSIANE DOS SANTOS CALADO
HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
Trabalho realizado para obtenção de nota parcial 1 (um), sob orientação do professor: Marcos Duque.
CARUARU – PE 2014.2
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Inicio do século XX ano de 1900, nomeado como o século do progresso, dentre outros o da medicina. Nesse mesmo ano começou uma grande epidemia de várias doenças como febre amarela, cólera, varíola etc. A população pobre dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantido pela a igreja, já os ricos tinham seus doutores particulares.
No ano de 1904, foi constituída a lei da vacina obrigatória contra a varíola e a imposição da quarentena para os infectados, criada por Oswaldo Cruz que teve grande impacto assim acontecendo o que ficou conhecida como A Revolta da Vacina a qual não obteve êxito. Em São Paulo o Dr Emílo Ribas realizou experimentos para comprovar que a Febre Amarela não se adquire por contato direto com pessoas doentes.
Em 1917, fora a greve operária em São Paulo, surge também a Gripe Espanhola, que no ano de 1918 já contabiliza milhares de pessoas mortas no Brasil, os médicos não sabem o que fazer contra a doença, o governo nada faz e muito menos a saúde pública. Eloy Chaves em 1923, cria as Caixas de aposentadoria e pensão onde os funcionários das empresas terão assistência médica e aposentadoria. Dr. Paula Souza volta ao Brasil com especialidade em sanitarista e explica sobre o Centro Comunitário de Saúde.
1930 Getúlio Vargas toma posse como presidente. Promete uniformizar as