cachaça
ALAMBIQUES DE CACHAÇA EM MINAS GERAIS: UMA PESQUISA
EXPLORATÓRIA
Rum alambiques in Minas Gerais: an exploratory research
Lara Silva Guerreiro Nunes1
Maria Rosa de Oliveira Neta2
Resumo: A concepção de que questões ambientais somente deveriam ser tratadas em assuntos relacionados à fauna e à flora, sofreu algumas alterações no decorrer dos anos.
Com a inserção do homem e seus empreendimentos nos conceitos atinentes ao meio ambiente houve um novo direcionamento no foco educacional relativo à preservação dos recursos e condições ambientais em âmbito geral. A Carta Magna ao tratar em seu art. 225 sobre a garantia de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, acabou por dar mais ênfase à proteção ambiental e juntamente com outras normas regulamentadoras de condutas passou a buscar não somente a preservação, mas também a restauração do ambiente danificado. Neste contexto surgiram diversas leis ambientais federais, estaduais e municipais, com o intuito de obrigar os empreendedores a adotar uma política de preservação ambiental, sob o risco de punição com severas e onerosas penas. O conceito de desenvolvimento sustentável passou a ser amplamente difundido almejando a conscientização e reeducação comportamental. O escopo do presente estudo concerne à análise da percepção ambiental dos produtores mineiros de cachaça e a viabilidade dos alambiques como fonte de renda, além de mencionar como a gestão da produção pode auxiliar na rentabilidade e na proteção ao meio ambiente. Também se considerou de forma sucinta sobre os entraves sofridos pelos pequenos produtores relativos à tributação.
Palavras-chave: Questão ambiental. Cachaça. Alambiques mineiros.
Abstract: The conception about environmental questions should only be dealt with themes related to fauna and flora suffered some changes during the last two years. With the insertion of the man and his enterprises into the concepts referring to environment there was a new