cachaça
1-Seleção da Matéria Prima
Primeiramente a cana é colhida manualmente, evitando assim, queimadas e poluição do Meio Ambiente. Uma vez que canas queimadas acarretam problemas como carreamento de microrganismos mortos.
Antes de a cana ser cortada, observa-se sua maturação, usando o refratômetro de campo, um aparelho que mede diretamente o teor de sacarose. Para saber esse teor de sacarose o solo ideal onde se encontra a cana deve ter ph entre 4 e 6.
2- Processo de Produção
A cana utilizada para moagem deve estar madura, fresca, limpa e deverá ser moída num prazo máximo de 24 horas após seu corte, evitando deterioração do caldo. O dispositivo moedor separa o caldo do “bagaço” da cana. É importantíssimo manter todo o trajeto do caldo adequadamente limpo.
O bagaço é utilizado como fonte de energia para caldeiras e como adubo no canavial, reduzindo a introdução de aditivos químicos na natureza.
Usa-se um decantador de aço carbono para fazer a limpeza,clarificação e decantação de impurezas do caldo. Esse caldo é colhido por tubulação na parte superior do decantador e enviado ás dornas para sua fermentação.
O caldo depois de coado e decantado é tranferido para um tanque de preparação do mosto.
O mosto fermentado é o líquido açucarado que contém todos nutrientes e substratos prontos para entrar em fermentação alcoólica.
A fermentação alcoólica é a principal etapa do processo de produção da cachaça e é nesta etapa que o açúcar (glicose) e outros componentes, através da ação da levedura, são transformados em álcool etílico, gás carbônico e outros produtos secundários, responsáveis pela qualidade do produto final. No processo de fermentação ocorre interação entre matéria-prima e agente de transformação, inicia-se quando o mosto entra em contato com o fermento.
Neste processo, além da levedura, participam também microrganismos que são introduzidos involuntariamente ao processo, são indesejáveis e responsáveis pela redução do rendimento