trabalho apta
1Se a saúde resulta do equilíbrio dinâmico entre o organismo e o ambiente, com a iminência das alterações climáticas, a crise ecológica irá repercutir-se inevitavelmente numa crise na saúde: “O conceito ecológico de saúde pressupõe harmonia e compatibilidade entre o organismo e o ambiente” (Hanari, 1999:92)
2 - Segundo Julio Frenk, “A saúde é uma encruzilhada, visto ser o local de convergência de todos os factores biológicos e sociais, do indivíduo e da comunidade, da política social e da economia. (...) Além do seu valor intrínseco, a saúde é um meio para o avanço pessoal e colectivo. É, portanto, um indicador do sucesso alcançado por dada sociedade e suasinstituições governamentais na promoção do bem-estar, visto este último como o sentido último do desenvolvimento” (Frenk, 1993: 469). O referido autor desenvolve o conceito de saúde pública, defendendo que esta se deve modernizar, abrindo-se aos demais campos.
3 - Se ainda restavam dúvidas sobre a influência do meio envolvente na qualidade de vida do ser humano, do prefácio da obra Ecologia da Saúde destaca-se a afirmação: “Ecologia humana perfaz a totalidade dasinteracções relacionadas com o ser humano e o meio ambiente, segundouma visão holística de responsabilidade individual e de inter-relações entre indivíduos e ecossistema envolvente” (Hanari et al., 1999). De acordo com os autores citados, o controlo da saúde é uma questão de profunda consciência, já que manter uma nação salutar requer equilíbrio e desenvolvimento sustentado no seio das variadas instituições que influenciam a saúde.
Nota-se uma crescente compreensão e aceitação, tanto a nível pessoal como intelectual, de que tudo está ligado entre si. Há uma percepção exponencial de que o mundo é interactivo e dinâmico, pelo que se torna cada vez mais claro que os estudos tradicionais não abarcam paradigmas adequados à compreensão de fenómenos complexos, tais como a saúde, a cultura e as interacções