obrigado
A obra é destinada a leitores iniciantes ao tema, portanto possui umtexto bem didático, claro e simples. O autor utiliza vários exemplos referentes à nossa sociedade, às sociedades tribais que compartilham conosco um mesmo território e exemplos emprestados de autores quetrabalharam em outras partes do mundo. O livro foi dividido em duas partes: a primeira se refere ao desenvolvimento do conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autoresmodernos e a segunda procura demonstrar como a cultura influencia o comportamento social e diversifica a humanidade.
No primeiro capítulo o autor fala sobre um grande dilema: a conciliação da unidadebiológica e a grande diversidade cultural da espécie humana, ou seja, o determinismo biológico. No primeiro exemplo ele cita Heródoto, o grande historiador grego, que ao descrever o sistema social doslícios percebe que, diferentemente da sua sociedade, os Lícios tomam o nome da mãe, e não o do pai. Ao considerar os costumes dos lícios diferente de, como diz o autor, todas as outras nações domundo, Heródoto, em uma atitude etnocêntrica, estava tomando como referência a sua sociedade patrilineal, ou seja, onde o parentesco é considerado apenas pelo lado paterno.
O padre José de Anchieta,ao contrário de Heródoto, se surpreendeu com os costumes patrilineares dos índios Tupinambá e escreveu: “O terem respeito às filhas dos irmãos é porque lhes chamam filhas e nessa conta as têm,