Água para sistema de refrigeração
CURSO DE TÉCNICO EM QUÍMICA
ÁGUA PARA SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO
Aline Trevisol
Daniele Lopes
Marcela
Trabalho de pesquisa sobre Água para sistemas de refrigeração, de Operações Unitárias, do curso Técnico em Química
Professor: Ivo.
Lajeado, Junho de 2010.
1. INTRODUÇÃO
Tanto a refrigeração industrial como o ar condicionado, baseiam-se no mesmo mecanismo: arrefecimento de uma substância.
A refrigeração deve ser compreendida como a transferência de calor em excesso de um lugar, para um outro, onde pode ser eliminado sem provocar danos ou desvantagens. O calor é transmitido espontaneamente de um corpo mais quente para um outro com temperatura inferior.
Na indústria alimentar a refrigeração é uma das aplicações mais delicadas e complexas, porque os alimentos necessitam de tratamentos em diversas temperaturas da fase de trabalho. A refrigeração diminui a proliferação das bactérias sobre os alimentos: a técnica baseia-se na acção extremamente rápida e intensa do frio que permite preservar intactas as propriedades orgânicas dos alimentos prolongando o tempo de conservação. Tanto os aparelhos projectados e instalados em escala industrial como os de largo consumo, baseia-se no procedimento e técnica padrão. O aparelho frigorífico é só uma parte de um sistema mais completo que permite ao evaporador definir a modificação térmica ideal e portanto a conservação dos alimentos.
2. OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo analisar a qualidade da amostra de água da chuva, comparando os resultados com os padrões nacionais e verificando a possibilidade de reuso em sistemas de refrigeração.
3.PARTE EXPERIMENTAL, RESULTADOS E DISCUÇÕES
1. Sulfito
Primeiramente tomou-se 50mL de amostra.
Adicionou-se algumas gotas de SO 222(fenolftaleína)
Adicionou-se 0,1g de amido acido em pó até eliminar a cor rosa do indicar mais um excesso.
Titulou-se com uma solução de Iodeto Iodato de Potássio até a viragem de