Trabalho de termodinâmica
Passo 1: Pesquisar como funciona o sistema de refrigeração de um motor de combustão interna, qual é o tipo de substância utilizada como líquido de arrefecimento e quais as suas propriedades.
Sistema de refrigeração nos motores de combustão interna
O motor é uma máquina que transforma a energia gerada pela combustão em energia mecânica a queima do combustível nos cilindros liberta grande quantidade de calor o que conduziria à deformação e "gripagem" dos órgãos do motor. Um dos pontos mais delicados dos motores atuais é a manutenção do funcionamento a uma temperatura ideal, pelo maior tempo possível, independentemente das exigências a que esteja sendo submetido. Este trabalho permite compreender a importância do sistema de refrigeração no bom funcionamento do motor, para tal será necessário conhecer ocorrecto funcionamento do sistema caracterizando os vários equipamentos que oconstituem e a sua evolução no decorrer do tempo.
1. Função do Sistema de refrigeração no motor
Como já observado, o sistema de refrigeração impede o sobreaquecimento do motor, mas o seu funcionamento no motor dependera do fluido e estes podem ser divididos:- Água;- Ar – Óleo
Sistemas de refrigeração indireta por água
Nos motores refrigerados por água o bloco motor e a cabeça do motor apresentam cavidades, por onde circula a água, que estão ligadas a um radiador, por onde se perde a maior parte do calor; esta perda é acelerada pela corrente de ar promovida pelo ventilador e pela bomba de água que aumenta a velocidade de deslocamento desta.
Refrigeração por circulação forçada
O deslocamento da água provocado apenas pela diferença de temperatura não é suficiente. Enquanto o motor não atinge sua temperatura ideal de funcionamento, o líquido de arrefecimento circula apenas por um pequeno circuito que percorre somente as galerias do motor. Este circuito é controlado pela válvula termos tática. Quando a temperatura é alcançada (85ºC à 95ºC), esta válvula abre-se e então o