Trabalhando a inclusão
Concórdia
2014
ingrid gonçalves trabalhando a inclusão no contexto educacional
Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de:
Educação Inclusiva e Libras;
Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares; Educação e Tecnologia em Educação; Cidadania, Diversidade: Relações Étnico-Raciais; Seminário Interdisciplinar III.
Prof.
Edilaine Vagula, Sandra Vedoato; Vilze Vidotti; Cyntia Simioni; Fabio Luiz e Carlos Eduardo Gonçalves.
Concórdia
2014
INTRODUÇÃOO tema a seguir a ser apresentado trabalhará sobre a importância de se ter projetos sobre a inclusão, sobre a diversidade, bullying, e também sobre a importância do papel do pedagogo em relação à escola e aos outros professores para a informação sobre o papel da inclusão escolar.
DESENVOLVIMENTO
Na escola entrevistada, projetos sempre procuram trabalhar a diversidade e a inclusão com os alunos da escola para que as crianças aprendam a respeitar uns aos outros, a aceitar a diferença que existe, mas mesmo com essas diferenças somos todos iguais, temos os mesmos direitos e deveres.
Mas como em toda escola, sempre haverá casos de bullying, preconceito, descriminação entre os alunos, pois na maioria das vezes esses preconceitos veem de casa e as crianças sempre procuram um adulto para se espelhar e acabam refletindo o que observam em casa na escola, as vezes reagem com brigas, discução, exclusão de certos colegas e assim por diante e é ai que entra o papel do professor, do pedagogo que ao se deparar com essa situação tentará mudar essa realidade, com mais trabalhos coletivos, brincadeiras que envolvam toda a turma.
Proporcionar trabalhos em grupos onde todos tenham que interagir uns com os outros, dinamicas, sem deixar nenhum de fora, assim eles poderamdeixar de lado a descriminação e ao crescer se tornaram no futuro um