Bock
Disciplina: História da Cerveja
Prof. Carlos Henrique
Wellington Gil Rodrigues Ferreira
Agosto-2014
O estilo bock começou a se originar por volta dos séculos XIV e XV, na região de Einbeck, centro norte da
Alemanha.
Era uma cerveja forte e encorpada, provavelmente de cor avermelhada e produzida durante todo o ano.
É interessante notar que na época era considerada uma cerveja “clara”.
Não por que sua cor fosse muito diferente da atual, mas por que as outras cervejas tendiam a ser mais escuras. Tudo começou na cidade de Einbeck, no centro norte de Alemanha, cidade esta que foi admitida na Liga Hanseática por causa da qualidade de sua cerveja.
Na época, o prefeito era cervejeiro e cervejaria era a principal atividade da cidade, tudo isto acontecia nos anos de 1300 e a cerveja ainda não se chamava Bock.
A cerveja desta pequena cidade, que fazia parte da Liga Hanseática, era famosa e apreciada por toda a Europa.
Era exportada para Londres, Holanda, Dinamarca, Noruega, Suécia e Rússia; além de ser bebida em toda Alemanha, inclusive Munique.
O sucesso de Einbeck durou aproximadamente três séculos. A cidade foi destruída duas vezes pelo fogo e algumas décadas depois ocorreu a Guerra dos Trinta Anos
(1618~1648), que acabou com as atividades cervejeiras na cidade.
A situação começou a mudar por volta do século XVII, com o declínio da Liga
Hanseática e a ascensão do sul da Alemanha como produtor de cerveja.
Em 1612 um mestre cervejeiro de Einbeck, Elias Pilcher, veio pra Munique e usou sua habilidade para fazer a cerveja, porém algumas mudanças da fórmula inicial foram necessárias, ele levou em consideração a água da cidade que possuía uma quantidade de sais minerais alta, com isso ele diminuiu a lupulagem, pois a água dura ressalta o amargor, além disso, a cerveja ficou mais escura e foi utilizado apenas malte de cevada, desde os anos de 1400 já se utilizava a baixa fermentação na
Bavária, portanto o tipo de