Leitura e interpretação de texto
PEDAGOGIA
SALETE APARECIDA DIAS ROCHA MENDES
TRABALHO INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL
“A PEDAGOGIA E O PEDAGOGO”
Rio Pardo de Minas
2014
SALETE APARECIDA DIAS ROCHA MENDES
TRABALHO INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL
“A PEDAGOGIA E O PEDAGOGO”
Rio Pardo de Minas
2014
INTRODUÇÃO
“SER PEDAGOGO”, A especificidade do campo teórico-prático da pedagogia tem sido foco de estudos de pesquisadores sensibilizados pelo campo da educação. Legitima-se esse processo tendo em vista as contribuições das ciências da educação na formação dos professores que assumem um papel essencial no processo de formação cultural e científica das novas gerações.
Segundo LIBÂNEO,( 2004), a pedagogia é como campo de conhecimento que investiga a natureza e as finalidades da educação numa determinada sociedade, bem como os meios apropriados de formação humana dos indivíduos. Mais especificamente, concebemos a Pedagogia como ciência da prática que explica objetivos e formas de intervenção metodológica e organizativa nos âmbitos da atividade educativa implicados na transição/assimilação ativa de saberes emodos de ação.
Entao Justifica-se esse olhar para a Pedagogia, pois o exercíco profissional do pedagogo tem sido ampliado significativamente nas últimas décadas. Para tanto, é urgente construir uma sólida fundamentação teórica, com precisas concepções conceituais, considerando os vários âmbitos que compõem a atuação científica e profissional desse campo educacional. O pedagogo não possui quanto ao seu objeto de estudo um conteúdo intrinsecamente próprio, mas um domínio próprio (a educação), e um enfoque próprio (o educacional), que lhe assegurara seu caráter científico. Como todo cientista da área sócio-humana, ser pedagogo é refletir na prática para conhecer o seu objeto de estudo e produzir algo novo na sistemática mesma da Pedagogia.
Um bom pedagogo precisa refletir acerca dos fins últimos do fenômeno educativo e fazer a análise