Leitura e interpretação de texto
Estratégias de Leitura
Processo Interativo
Compreensão
Capacidades cognitivas
Percepção
inferência
dedução
memória
locais
globais
retenção
armazenamento
recuperação
Gêneros são tipos de enunciados relativamente estáveis e normativos, que se constituem historicamente, elaborados pelas esferas de utilização da língua. Esses enunciados se relacionam diretamente a diferentes situações sociais, que geram, por sua vez, um determinado gênero com características temáticas, composicionais e estilísticas próprias. (Bakhtin, 1929/1995)
Capacidades de Decodificação
Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação); Dominar as convenções gráficas; Conhecer o alfabeto; Saber decodificar palavras e textos escritos; Saber ler reconhecendo globalmente as palavras; Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo fluência e rapidez de leitura.
Capacidades de Compreensão
Ativação de conhecimentos de mundo; Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades dos textos ; Localização e/ou cópia de informações; Comparação de informações; Levantamento e checagem de hipóteses sobre todo o texto ou partes do texto; Produção de inferências locais; Produção de inferências globais; Generalizações.
Capacidades de Apreciação e Réplica
Recuperação do contexto de produção do texto; Definição de finalidades e metas da atividade de leitura; Percepção de relações de interdiscursividade e intertextualidade; Percepção de outras linguagens como elementos constitutivos dos sentidos dos textos e não somente da linguagem verbal escrita; Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; Elaboração de valores éticos e/ou políticos
Estratégias
Capacidades de compreensão
• Ativação de conhecimentos prévios •
COMO DESENVOLVER
Levantamento de características do contexto de produção do textos (detalhamento dos atores