Leitura e a Interpretação de Texto
Adair Francisco Aquino – Aquinoarq@globo.com
Graduado em pedagogia das Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR
Especialista em Metodologia e Didática no Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR / RO
Mirian Carla Longo Pimenta – mirian_rondonia@hotmail.com
Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo – Funec/Fisa
Especialista em Metodologia e Didática no Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR / RO
Resumo
Atualmente os principais concursos de nosso país exigem a interpretação de texto como requisito básico, pois formulam muitas questões que requerem do aluno o pleno domínio dos conhecimentos de compreensão e análise do que se lê. Assim o objetivo primordial deste artigo é retratar a grande necessidade de enfatizar estas habilidades no currículo escolar para que o aluno se torne sujeito de compreender, analisar e refletir sobre seu cotidiano, que o professor tenha consciência que com relação à leitura e interpretação de texto, ele deve fazer um bom trabalho, para que os alunos possam sentir-se motivados ao aprendizado e principalmente conscientizá-los da importância que a interpretação de texto terá no seu futuro. A pesquisa propõe um trabalho demonstrando algumas técnicas de interpretação de texto, expõe alguns textos e demonstra o resultado que se obteve com alunos, porém vale ressaltar que o professor é fundamental para desenvolver um belíssimo trabalho com os alunos, tornando-os aptos a prestar qualquer tipo de avaliação escrita no futuro e obtendo uma aprovação de qualidade.
Palavras-chave: Leitura. Interpretação. Professor. Aprendizado.
Introdução
O grande problema que se pode encontrar nessa pesquisa é a grande dificuldade de alunos, interpretarem textos, esses que aparecem nas maiorias das provas, de concursos, vestibulares, etc.
Sem dúvida alguma, a palavra texto é familiar a qualquer pessoa ligada a prática escolar. Ela aparece com alta frequência no