Leitura e interpretação de texto
Leitura, interpretação e produção de textos em alunos do ensino Fundamental e MÉDIO 1 EDMILSON ANTONIO DA SILVA
RESUMO
Muito se tem discutido a respeito de como trabalhar textos nas escolas, por esta, não ser tarefa fácil. A pouca ou falta total do hábito de leitura e escrita do educando nos ensinos fundamental e médio, surgiu à necessidade de desenvolver um projeto adequado às duas realidades: incentivar e facilitar o acesso, tanto para os que possuem gosto pela leitura como para aqueles que não têm e para os que gostariam de desenvolver este hábito, bem como instigá-los a apreciar uma boa leitura; conhecer clássicos literários; leitura e análise das poesias de modo que proporcione o desenvolvimento das potencialidades, habilidades e criatividade dos mesmos. Com o projeto, criam-se condições para que o aluno se desenvolva e aperfeiçoe, de forma progressiva, contínua e integrada o uso da língua, conforme os mais recentes estudos e pesquisas sobre a aquisição da leitura e da escrita em obras de renomados autores.
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Ensino Fundamental e Médio.
INTRODUÇÃO
A capacidade de ler e escrever são de importância tão singular para a vida de uma criança, que a sua experiência escolar se constitui em facilidade ou dificuldade no aprender. Por isso, a maneira como a leitura e escrita são ensinadas e como são experiências vividas por ela determinará o modo como perceberá a aprendizagem ao longo dos anos.
Ler vai além de uma simples decifração de códigos, implica na relação que o leitor estabelece com a própria experiência através do texto.
A leitura tem sido assunto de discussão entre educadores. Muitos métodos têm sido utilizados na tentativa de ensinar a ler, apesar disso, pouco se tem conseguido, pois ainda há um grande número de crianças que não aprende.
O ato de ler é um desempenho cognitivo difícil. Se a criança não