Toyota, uma organização de sucesso.
A toyota é um exemplo de uma empresa bem sucedida, que levou 50 anos para chegar ao ápice, sua principal força motivacional é a cultura da Organização, que tem grande influência para todos os funcionários da empresa, é sem dúvida nenhuma a grande força da empresa. Entre outras coisas, essas são algumas caracteristicas que podemos relacionar a Teoria Clássica da Administração que se caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deve possuir para ser eficiente.
Do ponto de vista da Psicologia Organizacional, a Toyota é uma empresa onde se encontram aspectos sociais e culturais muito fortes. O importante é o trabalho em equipe, a busca em valorizar o trabalho do grupo e não o individual é um exemplo de uma motivação social, o fato de diminuir situações que não estimulem a competição entre os membros de uma equipe, faz com que todos queiram trabalhar em busca do melhor resultado, atingindo assim o objetivo geral. Na Toyota o que move os funcionários é a certeza de que é possível fazer mais e melhor a cada dia.
No Sistema Toyota de Produção os lotes de produtos são pequenos, permitindo uma maior variedade. No lugar de produzir um lote de 50 carros brancos, produz-se 10 lotes com 5 veículos cada, com cores e modelos variados, o mais importante nesse sistema é um produto de boa qualidade, mesmo que custe mais tempo e dinheiro. Os trabalhadores são multifuncionais, ou seja, desenvolvem mais do que uma única tarefa e operam mais que uma única máquina.
Dentro da empresa cada funcionário tem sua importância, do presidente ao operário, todos trabalham com o foco na empresa e na qualidade.
A organização age de forma contrária ao que se é imposto nesses novos tempos como principal ponto para a produção. O sistema da Toyota surgiu apartir do momento seguinte à Segunda Guerra Mundial, os tempos de aperto não permitiam mais o desperdício e os estoques altos, comuns às indústrias da época.
Nascia ai o