Produção toyota
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL
TAYNÁ ALVES PESSANHA COSTA
2010.01.475.331
Turma: 962711
PROJETO INTEGRADOR
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
Rio de Janeiro
20 de novembro de 2010
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3
2. O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA..................................4
3 A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DA TOYOTA .................................................. 5
4. OS PROCESSOS DE NEGÓCIOS DA TOYOTA............................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................. 7
6. REFERÊNCIAS .................................................................................................................. 8
1. INTRODUÇÃO
O sucesso estrondoso da companhia japonesa automobilística Toyota foi tão impactante que faremos uma análise de sua gestão e das teorias aplicadas para o seu crescimento e perpetuação de sua história na Administração.
Em seu modelo de gestão, a Toyota mostrou que é possível ter sucesso, mesmo indo de encontro aos elementos “indispensáveis” aos novos tempos. O Sistema Toyota de Produção, também chamado de Produção enxuta e Lean Manufacturing, surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial. Nesta época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que naturalmente a impedia adotar o modelo da Produção em massa, método utilizado pelo Taylorismo.
A criação do sistema se deve a três pessoas: O fundador da Toyoda e mestre de invenções, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principal executivo o engenheiro Taiichi Ohno. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.
O sistema de Produção em massa