o sistema toyota de produção
São Paulo 10 de Julho de 2013
O Sistema Toyota de Produção surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial. Naquela época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que a impedia de adotar o modelo da produção em massa.
O Sistema Toyota de Produção também é chamado de Produção enxuta ou Lean Manufacturing
O objetivo mais importante do Sistema Toyota tem sido aumentar a eficiência da produção pela eliminação consistente e completa de desperdícios. Estes conceitos e o igualmente importante respeito para com a humanidade, que tem sido passado desde o venerável Toyoda Sakichi (1867-1930), fundador da empresa e mestre de invenções, para seu filho Toyoda Kiichirõ (1894-1952), primeiro presidente da Toyota e pai do carro de passageiros japonês, são os fundamentos do Sistema Toyota de Produção.
Depois, durante o período de quinze anos iniciado em 1959-1960, o Japão vivenciou um crescimento econômico com rapidez incomum. Como resultado, a produção em massa, ao estilo americano. Era ainda usada com sucesso em muitas áreas.
Nós, porém, continuávamos a lembrar a nós mesmos que a imitação descuidada do sistema americano poderia ser perigosa. Produzir muitos modelos em pequenas quantidades e a custos baixos – não seria isso algo que poderíamos desenvolver? E nós continuávamos pensando que um sistema de produção em massa convencional. Assim. O principal objetivo do Sistema Toyota de Produção foi produzir muitos modelos em pequenas quantidades.
Na Toyota uma maquina automatizada com um toque humano é aquela que está acoplada a um dispositivo de parada automática. Em todas as fábricas da Toyota, a maioria das máquinas, novas ou velha, está equipada com esses dispositivos, bem como com vários outros, de seguranças, parada de posição fixa, o sistema de trabalho completo, e sistemas bakayoke á prova de erros para impedir produtos defeituosos