Sistema Toyota de Produção
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM QUALIDADE
UNIDADE III
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
RESUMO DA ANÁLISE DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS BRASILEIRAS DO GRUPO TOYOTA.
MANAUS
2014
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
RESUMO DA ANÁLISE DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS BRASILEIRAS DO GRUPO TOYOTA.
Resumo apresentado á Faculdade Metropolitana de Manaus como requisito parcial para obtenção da nota parcial da N2.
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
Durante o passar dos anos ocorreram inúmeras mudanças nas áreas do setor produtivo, no qual representaram uma quebra de paradigmas mundiais no plano social, econômico, técnico e organizacional, tornando significativa a adoção de novos padrões de produção e marcando fortes transformações com alterações nas formas de atuação e integração entre os meios produtivos.
A fim de sobreviver nestes cenários, que trazem elevadas pressões competitivas, as empresas estão tentando se tornar “enxutas” eliminando os desperdícios e flexibilizando os seus meios de produção e de serviços.
Para isto, muitos meios industriais vêem adotando os conceitos trazidos pelo Sistema Toyota de Produção, pois este busca redução de gastos, agilidade no processo e redução de tempo na fabricação do produto.
Entretanto, faz-se necessária a compreensão de seus princípios para poder aplicá-los corretamente, pois copiá-los em técnicas superficiais poderia resultar num fracasso.
DESENVOLVIMENTO
O Sistema Toyota de Produção
O novo sistema de produção que se revelou no Japão foi denominado Sistema Toyota de Produção, ou toyotismo por ter sido primeiramente desenvolvido nas indústrias Toyota, ou Produção Enxuta, dada a sua filosofia de produzir cada vez mais com menos.
Krafcik citado por Santos (2003) os batizou de