Sistema toyota de produção
Professor: José Candido Silveira
Simone Cordeiro Brinkmann
Bento Gonçalves
08/06/2011
Sistema Toyota de Produção
É uma filosofia de gerenciamento que procura aperfeiçoar a organização de forma a atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e o moral de seus colaboradores, envolvendo e integrando não só manufatura, mas todas as partes da organização.
O Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS) tem sido mais recentemente, referenciado como “Sistema de Produção Enxuta”. A produção “enxuta”, na verdade, um termo cunhado no final dos anos 80 pelos pesquisadores do IMVP (International Motor Vehicle Program), um programa de pesquisas ligado ao MIT, para definir um sistema de produção muito mais eficiente, flexível, ágil e inovador do que a produção em massa; um sistema habilitado a enfrentar melhor um mercado em constante mudança. Na verdade, produção enxuta é um termo genérico para definir o Sistema Toyota de Produção (TPS).
Um Pouco de História: Origens do Sistema Toyota de Produção
O TPS foi originalmente desenvolvido para a manufatura. Portanto, para o perfeito entendimento acerca do TPS, deve-se, antes de mais nada, compreender suas origens na manufatura, mais especificamente na indústria automobilística.
O entusiasmo da família Toyota pela indústria automobilística começou ainda no início do século, após a primeira viagem de Sakichi Toyota aos Estados Unidos em 1910. No entanto, o nascimento da Toyota Motor Co. Deve-se mesmo a Kiichiro Toyota, filho do fundador Sakichi, que em 1929 também esteve em visita técnica às fábricas da Ford nos Estados Unidos. Como decorrência deste entusiasmo e da crença de que a indústria automobilística em breve se tornaria o carro-chefe da indústria mundial, Kiichiro Toyota criou o departamento automobilístico na Toyota Automatic Loom Works, a grande fabricante de