Estação de tratamento de água
UFMT
FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA
FAMEV
SANEAMENTO AMBIENTAL
PROJETO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA PARA FRIGORÍFICO
(ETA)
Cuiabá – MT
JULHO/2008
1. MEMORIAL DESCRITIVO
Estação de Tratamento de água para frigorífico (ETA)
1.1 INTRODUÇÃO A disponibilidade hídrica do planeta vem diminuindo acentuadamente devido ao aumento excessivo do consumo de água, do desperdício e da poluição dos corpos d’água. Isto tem levado as indústrias a adotarem estratégias de gerenciamento dos recursos hídricos. Por isso, nossa empresa usara da conservação da água como ferramenta indispensável para reduzir de modo sistemático o consumo de água e geração de efluentes, se adequando a realidade de escassez hídrica. Inicialmente deve ser formada uma equipe de tratamento capaz de identificar as oportunidades de racionamento e recurso da água, estudá-las, implementá-las. Ressalta-se que o apoio da gerencia da indústria é primordial para o sucesso do programa. O cronograma de atividades consta das seguintes fases: - Levantamento Hídrico; - Diagnóstico Hídrico; - Plano de Racionalização; - Estudo de Viabilidade técnica, Econômica e Ambiental; - Gestão e Monitoramento.
Quando se define o tratamento de água, descreve-se como uma seqüência de operações que, conjuntamente, consistem em melhorar suas características físicas, químicas e bacteriológicas, a fim de que se torne adequada ao consumo humano.
O tratamento da água destinada as indústrias tem a finalidade básica de torná-la segura do ponto de vista de potabilidade, ou seja, tratamento da água tem a finalidade de eliminar as impurezas prejudiciais e nocivas à saúde, para um abastecimento saudável e em alem de tudo, devolve-las ao mancial sem vestígios orgânicos, fazendo assim a higienização e limpeza do local, contribuindo com o meio-ambiente. Sobretudo,