ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
LAVRAS/2014
INTRODUÇÃO
Como visto em sala de aula, os processos de tratamento de água são de extrema importância, e por isso foi feito uma visita técnica na estação de tratamento de água (ETA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) para melhorar o aprendizado.
Uma estação de tratamento é um local onde processos físicos químicos e biológicos são aplicados na água para que esta fique em condições de consumo, ou seja, potável, como é estabelecido pelo ministério da saúde. Na ETA o técnico explicou cada processo, que são: captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e correção do pH.
Esse processo é para atender as necessidades humanas e isentá-las de qualquer tipo de contaminação e poluição.
Objetivo
O objetivo da visita a ETA foi conhecer na prática, alguns dos processos que envolvem o tratamento adequado da água, tornando-a potável para o consumo humano. Observa-se o processo de floculação, que consiste no transporte de espécies hidrolizadas, para que haja contato com as impurezas presentes na água, formando partículas maiores denominadas flocos. É um processo rápido e depende essencialmente do pH, da temperatura, da quantidade de impureza. (DI BERNARDO & COSTA, 1993 apud MACEDO, 2007). Em seguida nota-se o processo de decantação, que corresponde a etapa de deposição das impurezas, aglutinadas em flocos no processo nas etapas anteriores do tratamento da água (coagulação e floculação), devido a ação da força gravitacional. Ademais, o processo de filtração. A mesma o consiste na remoção de partículas suspensas e coloidais presentes na água que escoa através de um meio poroso. Nas ETA’s, a filtração é um processo final de remoção de impurezas, logo, principal responsável pela produção de água com qualidade condizendo com o