Estação de Tratamento de Agua
Relatório da Visita Técnica à Estação de Tratamento de Água – ETA.
Curso: Téc. Int. em Saneamento Turma: 412.
Disciplina: Tratamento de Água.
Professor (a): Maria Lúcia Portela.
Orientadora: Prof. Lúcia Portela
Teresina, Dezembro de 2014.
SUMÁRIO:
1. Apresentação.
2. Objetivos.
3. Roteiro.
4. Desenvolvimento.
5. Fotos.
6. Conclusão.
7. Referências.
1. APRESENTAÇÃO:
Atendendo a solicitação do relatório referente à visita técnica à Estação de Tratamento de Água de Teresina, localizada na zona sul, apresentado à disciplina de Tratamento de Água do curso Técnico em Saneamento pela profesora Maria Lúcia Portela.
Cada atividade humana tem seus próprios requisitos de qualidade para consumo de água. Além disso, recebe, dilui e transporta esgotos domésticos, efluentes industriais e resíduos de atividades rurais e urbanas. Consegue assimilar esses despejos, regenerando-se pelo emprego de processos físicos, químicos e biológicos. A ETA consiste em um complexo sistema de unidades que tornarão a água potável, com características propícias ao consumo e aceitação da população e dentro dos padrões estabelecidos pela legislação.
Basicamente, uma ETA realiza os seguintes processos: captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação, ajuste de ph, reservação e distribuição.
As unidades de tratamento devem realizar um rigoroso controle de qualidade, observado os padrões físico-químicos e microbiológicos presentes na Portaria n° 2914 de 12 de dezembro de 2012 que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
2. OBJETIVOS:
O objetivo principal da visita foi verificar e aplicar todo o conhecimento adquirido em sala de aula na disciplina de Tratamento de Água tendo como foco conhecer a estrutura da Estação, as unidades que a integram e os processos de produção da água que abastece a população de Teresina; Verificar os