Revisão
Questionado por que não optara por estimular logo no início a criação de grandes indústrias, Lee disse que não havia escala necessária em Cingapura. Perguntado se estava se referindo ao fato de o país não ter mercado interno suficiente para sustentar o nascimento de grandes grupos, respondeu que não era este o ponto, pois esses grupos poderiam vender para o mundo todo, prescindindo de um mercado doméstico. Esclareceu que se referia à escala de talento, ao número de profissionais qualificados para administrar as empresas, fazer pesquisa e desenvolvimento, criar, construir e administrar um grupo global.
O que Cingapura, um dos países com maior renda per capita do mundo, mostra é que, independentemente da estratégia, que precisa se adequar às condições de cada país, a capacidade nacional de desenvolvimento dependerá da capacidade de produção da população. Ou seja: os três fatores mais importantes para o crescimento de um país no longo prazo são educação, educação e educação.
(Adaptado de MEIRELLES, Henrique. “A fórmula do crescimento” in Folha de S. Paulo,27/01/2013.)
1)A estratégia argumentativa utilizada pelo enunciador para convencer o leitor da necessidade de um país em educação foi a:
(A) Comoção.
(B) Chantagem.
(C) Sedução.
(D) Exemplificação.
(E) Dramatização.
(http://www.willtirando.com.br/, acesso em 3/01/2013.)
2) O humor no cartum acima se dá, pois:
(A) O robô inesperadamente se comporta como muitos humanos.
(B) A foto mostra um cenário lunar e não marciano;
(C) O robô apresenta duas câmeras.
(D) A fotografia apresentada não se relaciona ao tema anunciado.
(E) A sombra na fotografia está disposta de maneira invertida.
Em julho de 2010, a rede exibiu comentários no programa Brasil Urgente nos quais o apresentador José Luiz Datena relaciona um crime bárbaro à “ausência de Deus”. “Esse é o garoto que foi fuzilado. Então, Márcio Campos, é inadmissível; você também que é muito católico, não é