Revisão
O ORIENTE MÉDIO
1.
A QUESTÃO PALESTINA
O Oriente Médio é uma das áreas mais fantásticas do planeta, habitado desde os tempos imemoriais, uma região estratégica do ponto de vista econômico devido às grandes reservas de petróleo existentes e também importantíssima na perspectiva geopolítica e militar, por servir de ponto de passagem entre a Europa e o restante do continente asiático. A região também se destaca sob o prisma cultural, pois é o berço das três principais religiões monoteístas do globo: judaísmo, islamismo e cristianismo.
É natural, portanto, que, devido a todas estas características, a citada região tenha se tornado ao longo da história uma intensa zona de conflitos, justamente por apresentar sérias diversidade culturais, políticas e econômicas, agravadas sobretudo durante o período da
Guerra Fria, quando os interesses dos EUA e da URSS, em busca de áreas de influências e conseqüentemente de poder, produzem um cenário de sérias crises que dura até os dias atuais. Dentre todos os acontecimentos históricos verificados, sem sombra de dúvidas, a criação do estado-nação de Israel em 1948, é apontado como o mais efervescente, pois trouxe e inaugurou uma nova perspectiva para o contexto da organização na estrutura geopolítica, desencadeando uma nova onda de conflitos, que até aqui parecem intermináveis.
1
HISTÓRIA - REVISÃO BAHIANA 2013.2
2.
2
A CRIAÇÃO DO ESTADO NAÇÃO DE ISRAEL
O Oriente médio sempre foi conflituoso. Na Antigüidade, era disputado entre os mais variados povos, fundamentalmente devido às grandes reservas de água existentes, denominadas pelos historiadores e geógrafos de crescente fértil. Contudo, no final do século XIX e início do século XX, novamente a área se tornou alvo de disputa entre vários povos, só que agora em busca de uma outra riqueza: o petróleo.
Nestas últimas décadas, a religião tem sido mais um desencadeador de conflitos do globo, sobretudo