EPI's
Tony Clay de Jesus Santos
A consolidação das leis do trabalho (CLT) é a legislação que estabelece a saúde e segurança do trabalhador através dos Equipamentos de Proteção individuais (EPIs). Os EPIs são utilizados para a proteção de risco que seja capaz de afetar a segurança e a saúde na área de trabalho, para poder ser colocado a venda os equipamentos passa por uma serie de testes de resistência, que quando aprovado possui um Certificado, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.
O fornecimento é de obrigação da empresa aos empregados, de forma gratuita e em estado perfeito de conservação. O empregador tem a obrigação de obter os equipamentos apropriados a cada risco especifico, deve orientar e treinar sobre uso e conservação, tem o todo direito de exigir o uso deles pelo empregado, tem toda a responsabilidade de analisar e trocar o equipamento com estiver danificado, e também é responsável por manutenção e limpeza.
O empregado tem o dever de usar os EPIs quando for preciso e para os fins que se é destino, cabe a ele a responsabilidade de conversar e guardar pelo seu equipamento. Ele deve informar ao seu superior quando houver algum dano que impossibilite de uso e retire a segurança que o equipamento propulsionar, o empregado tem todo o direito de se recusar a realizar o trabalho ate que seja substituído outro no local.
Os EPIs são de suma importância para o trabalhador, pois possibilita realizar trabalho sem quer tenha medo de que sua saúde e segurança sejam afetadas. A empresa também é beneficiada pelo motivo de não corre grande risco de perde seu trabalhador por um determinado tempo ou ate mesmo para sempre.