Toyota e produção
Palavras Chave: Sistema Toyota de Produção (STP), autonomação, just in time (JIT), controle de qualidade zero defeitos (QCZD).
Key words: Toyota Production System (TPS); autonomation; just-in-time (JIT); zero defect quality control (ZDQC).
RESUMO
As interpretações acerca do Sistema Toyota de Produção (STP), apontando o Just-ln-Time e o Kanban como sua áurea, mostram um entendimento limitado de sua verdadeira capacidade e potencial. O STP está baseado na completa eliminação das perdas, tendo o “Just-in-time” e a autonomação como seus dois pilares de sustentação. O Controle de Qualidade Zero Defeitos (CQZD) aparece como elemento fundamental para a operacionalização da autonomação e funcionalidade de todo o sistema. Neste artigo, pretende-se apresentar um modelo que represente esta interpretação.
ABSTRACT
The interpretations of the Toyota Production System (TPS), pointing the Just-ln-Time and Kanban as their golden show a limited understanding of their true ability and potential. The STP is based on the complete elimination of waste, and the "Just-in-time" and autonomation as its two pillars of support. The Zero Defects Quality Control (ZDQC) appears as a key element for the operationalization of autonomation and functionality of the entire system. In this article, we intend to present a model that represents this interpretation.
Introdução
Mais de 20 anos se passaram desde a primeira crise do petróleo. O impacto destruiu com a capacidade competitiva das companhias, precisava-se urgentemente encontrar um modelo alternativo capaz de lidar como as novas condições de contorno. A Toyota Motor Cor., líder japonesa na fabricação de automóveis, apareceu com um desempenho inigualável. Todas as atenções se voltaram então ao Japão, na tentativa de identificar os responsáveis pelos resultados surpreendentes. Revelou-se, a utilização de elementos inovadores que derrubavam com algumas das mais básicas teorias do