Totalitarismo no Poder - Hannah Arendt
TEMA III – O TOTALITARISMO.
AUTORA: HANNAH ARENDT.
NASCIMENTO: 14 DE OUTUBRO DE 1906, EM HANNOVER ALEMANHA.
FALECIMENTO: 04 DE DEZEMBRO DE 1945, EM NOVA IORQUE.
AOS 27 ANOS, HANNAN ARENDT FOI PRESA NA ALEMANHA NAZISTA PELO SIMPLES FATO DE SER JUDIA, E TAMBEM POR NÃO SE CURVAR AO REGIME TOTALITÁRIO.
PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS: SANTO AGOSTINHO, MAQUIÁVEL, MONTESQUIEU E RUSSELL.
A ESCRITA ORIGINAL DO LIVRO FOI TERMINADA NO ANO DE 1949, MAIS DE 4 ANOS DEPOIS DA DERROTA DE HITLER NA ALEMANHA, E 4 ANOS ANTES DA MORTE DE STALIN NA UNIÃO SOVIÉTICA, E SÓ FOI PUBLICADO EM 1951.
OS PRINCIPAIS REGIMES TOTALITÁRIOS
REGIME DO COMUNISMO OU STALINISMO
JOSEF STALIN – FOI LIDER DA UNIÃO SOVIÉTICA NO PERIODO DE 1922 À 1953, PERTENCIA AO PARTIDO COMUNISTA SOVIÉTICO E UMA DE SUAS PRINCIPAIS FRASES ERA “ NÃO SE PODE FAZER UMA REVOLUÇÃO COM LUVAS DE SEDA.”
REGIME FACISTA
BENITO MUSSOLINI – FOI A PRINCIPAL FIGURA DO REGIME FACISTA, GOVERNOU A ITÁLIA NO ANO DE 1922 A 1943.
REGIME NAZISTA
ADOLF HITLER – O PRINCIPAL LIDER NAZISTA, GORVERNOU A ALEMANHA DE 1934 A 1945, FOI A PRINCIPAL FIGURA DO REGIME TOTALITARIO E FICOU MARCADO PELA PERSSEGUIÇÃO AOS JUDEUS E A CRUELDADE CONTRA ALGUMAS RAÇAS E DETERMINADOS POVOS.
TOTALITARISMO SIGINIFICA UM SISTEMA POLITICO, NO QUAL O ESTADO É CONTROLADO POR UMA ÚNICA E EXCLUSIVA PESSOA. O PRÓPRIO TOTALITARISMO É CARACTERIZADO PELA CONCIÊNCIA DO AUTORITARISMO, ONDE CIDADÃO COMUNS NÃO TEM PARTICIPAÇÃO SIGNIFICATIVA NA TOMADA DE DECISÕES DO ESTADO.
OS REGIMES TOTALITÁRIOS, MANTEM O PODER POLITICO ATRAVÉS DE UMA PROPAGANDA ABRANGENTE, DIVULGADA ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO CONTROLADA PELO ESTADO, UM ÚNICO PARTIDO QUE CONTROLAVA A ECONOMIA, A VIGILANCIA SOBRE A SOCIEDADE EM MASSA, E O USO DO TERRORISMO NO ESTADO.
UMA SOCIEDADE SEM CLASSES
NADA CARACTERIZA MELHOR OS MOVIMENTOS TOTALITÁRIOS EM GERAL E PRINCIPALMENTE A FAMA DE QUE DESFRUTAM OS SEUS LIDERES, DO QUE A SURPREENDENTE FACILIDADE