polimeros
11.0 Introdução
A embalagem é o ultimo setor da máquina de papel e não menos importante que as demais áreas, pois dela depende toda a fábrica, pois sem embalar as bobinas não podem ser liberadas para o setor de estoque. Dizemos que a embalagem é a “foto ou o cartão de visita” da fábrica não é suficiente que o papel tenha boas qualidades de resistência mecânica, propriedades ópticas adequadas e seja submetido a um rebobinamento uniforme e proporcionando elevada dureza da bobina. É necessário que a embalagem proteja convenientemente o papel contra sujeira e umidade, e que durante o processo da embalagem e nas operações de manuseio subseqüentes, as bobinas não sejam submetidas a esforços e pressões elevadas assim como o tombamento, pois o produto viajará mostrando apenas a embalagem e não o produto até que este chegue ao seu destino.
Uma bobina bem embalada, bem protegida é agradável aos olhos do cliente e causa uma boa impressão do produto.
A embaladeira pode ser dividida em três partes principais que são: estação de enrolamento de papel capa; prensa aquecida; balança. Em cada uma dessas áreas ficam operadores que controlam e supervisionam todo o trabalho.
11.1 Objetivo
Seu objetivo é embalar a bobina e assim a protegendo e tendo uma boa aparência para o cliente.
11.2 Descrição Do Processo
O sistema de embalagem de bobinas é automatizado e todas as operações são organizadas por um PLC - controlador lógico programável. As informações sobre a condição do sistema são recebidas no PLC através de