TIPOS DE CONHECIMENTO NO ÂMBITO ESCOLAR
Os principais tipos de conhecimentos que temos são:
O conhecimento popular (vulgar) é transmitido de geração em geração através da vivência, de uma forma espontânea de conhecer, sem a aplicação de um método. É assistemático, está relacionado com as crenças e os valores, faz parte de antigas tradições. Em sala de aula é o conhecimento que o aluno traz de casa, que ele adquire com seus pais e familiares à sua volta. Ex: “Menino se você tomar café e for pra chuva morre.” Porém não dá nenhuma base cientifica explicável, simplesmente diz: “faz mal”.
O conhecimento científico é um conhecimento sistematizado, obtido de modo racional, conduzidos por meio de procedimentos científicos, com vistas a explicar “porque” e “como” os fenômenos ocorrem. Este é o tipo de conhecimento que o aluno adquire no transcorrer da sua vida estudantil, em sala de aula.
O conhecimento filosófico: utiliza o método racional, isto é, prossegue-se pela razão dos fatos, no qual prevalece o método dedutivo antecedendo a experiência e não exige confirmação experimental, mas coerência lógica. Podemos dizer que este conhecimento se baseia em: “É preciso ver para acreditar”.
O conhecimento religioso ou teológico é incontestável em suas verdades, por tratar de revelações divinas, não é colocado à prova e nem pode ser verificado. Aqui a particularidade de cada aluno, pois cada um decide em quem o no que vai professar a sua fé.
Em suma, é importante ressaltar que nenhum destes conhecimentos podem ser menosprezado ou deixado de lado, pois todos fazem parte da sociedade e consequentemente da vida em sociedade, e de certa ou se complementam, ou precedem e antecedem um ao outro.
Conhecimento
popular
Conhecimento
Científico
Conhecimento
Filosófico
Conhecimento
Religioso (teológico)
Valorativo
Reflexivo
Assistemático
Falível
Verificável
Inexato
Real (factual)
Contingente
Sistemático
Falível
Verificável
Aproximadamente exato
Valorativo
Racional