PROJETO: BULLYING E EDUCAÇÃO FÍSICA
Diagnóstico e Reflexões sobre a Educação Física no Ensino Médio
De acordo PCN (2000- parte II) o Art. 26 Parágrafo 3°: “A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando-se ás faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos” (p.35). Mesmo sendo uma matéria inclusa na grade curricular da educação básica, notamos uma grande evasão dos alunos das aulas, devido ao fato das aulas serem em sua grande maioria com características recreativas. Já que o trabalho que tem sido realizado, segue a tendência do processo de aprendizagem da prática esportiva advindo do Ensino Fundamental, com isso “Os alunos frequentam, muitas vezes, de forma descompromissada com o que esta sendo ensinado, pela constatação de que não obtêm a performance que desejam”. Nota-se um distanciamento do objetivo das aulas em relação aos interesses dos alunos, já que os mesmos possuem idade mental para o entendimento da sistematização do conhecimento. Assim eles acabam buscando seus interesses fora do âmbito escolar. Confrontando os objetivos do Ensino Médio com os do cotidiano da Educação Física nas escolas, notamos outra incongruência, nas palavras do PCN (2000- parte II):
Enquanto as demais áreas de estudo dedicam-se a aprofundar a aprofundar os conhecimentos dos alunos, através de metodologias diversificadas, estudos do meio, exposição de vídeos (...), discussão de assuntos atuais e concretos, as aulas do “mais atraente” dos componentes limita-se aos já conhecidos jogos. (p.34)
O esporte ainda é o predomínio das aulas de Educação Física demonstrando que ainda tais aulas estão subordinadas aos códigos/ sentido da instituição esportiva- sistema desportivo nacional e internacional, buscando o rendimento atlético, voltados para competição, vitória e técnicas. Tornando assim uma relação distorcida de