Comportamento
No mundo em que vivemos, valoriza-se o consumismo, o poder aquisitivo, a imagem dos indivíduos, fato que motiva o surgimento de muitos conflitos nas relações entre as pessoas. Em várias partes do mundo, crianças e adolescentes se veem envolvidos num fenômeno conhecido como bullying escolar. Este fenômeno vem trazendo graves problemas para o ambiente de convivência da escola e diante desse cenário que preocupa não só a educação, mas a sociedade como um todo, o presente trabalho aborda a temática do bullying no espaço escolar, enfocando as conseqüências provocadas por esta prática. A escola é vista como uma instituição de ensino que deve zelar e estar comprometida com a aprendizagem e o bem estar aluno. Porem, esse ambiente que deveria ser agradável e sadio tem sido palco de atitudes, que envolvem atos de violência entre os alunos ficando evidente a conduta bullying.
O bullying caracteriza-se por ser um problema mundial encontrado em todas as escolas, sejam elas privadas ou públicas, o que vem se expandindo nos últimos anos. A conduta bullying nas instituições de ensino tem sido um sério problema, pois gera um aumento significativo da propagação da violência entre os alunos.
A prática desse tipo de violência é vista pelos os autores dedicados a esse assunto como “Fenômeno bullying”. Tal fenômeno apresenta-se de forma velada, intencional e repetitiva, dentro de uma relação desigual de poder, por um longo período de tempo contra uma mesma vítima, sem motivos evidentes, adotando comportamentos cruéis, humilhantes e intimidadores, gerando conseqüências irreparáveis, sejam elas físicas, psíquicas, emocionais ou comportamentais.
Entre crianças e adolescentes, levando em conta a faixa etária em que se encontram, a prática do bullying é causada pela necessidade que o sujeito tem de se impor sobre o outro, tanto para demonstração de poder, quanto para satisfação pessoal. Percebe-se que há uma necessidade de se auto-afirmarem a todo instante, perante si