Comportamento
“ Um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”. – Stephen P. Robbins. Stephen P. Robbins afirma que o Comportamento Organizacional é um campo de estudos onde se estuda o comportamento organizacional nas organizações. O Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento humano no trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do Comportamento Organizacional são explicar, prever e controlar comportamentos, com o propósito de melhorar a eficácia da produção e reduzir o absenteísmo e a rotatividade.
Este estudo procura identificar as causas que levam à alguns acontecimentos/atitudes; o que as pessoas fazem nas organizações e como isto afeta o desempenho organizacional.
Os métodos utilizados são:
Questionários: o questionário é utilizado por um especialista em comportamento organizacional com rigor.
Entrevista: mesmo quando o especialista utiliza o questionário, é provável que entrevistas tenham sido usadas para obter idéias para as perguntas do levantamento.
Observações: essas observações são feitas diretamente no local de trabalho. Essas observações podem trazem informações importantes, mas há uma preocupação, pois as pessoas que estão sendo observadas poderão adotar atitudes atípicas por saberem que estão sendo observadas. Outra forma é a observação participante. O observador se torna um membro do grupo. Exemplo: para estudar o estresse experimentado pelos representantes de atendimento ao cliente, um pesquisador poderá trabalhar temporariamente num centro de atendimento.
Benefícios do estudo do comportamento organizacional
Desenvolvimento de habilidades:
- habilidade no trato com pessoas
- habilidades na resolução de problemas
- habilidades relacionadas às