A evolução profissão contábil
Aline Garcia Silva Limirio1
Resumo
Historicamente a contabilidade esteve presente na vida do homem, que já nos primórdios buscou maneiras de contar, analisar e registrar patrimônio, rebanhos, dívidas, pagamentos. A evolução ao longo dos anos levou ao reconhecimento da profissão e à criação do Conselho
Federal de Contabilidade e seus escritórios regionais, como forma de normatizar e orientar a atuação profissional dos contadores e técnicos contábeis. Hoje, a profissão se vê diante de acelaradas mudanças de comportamento da economia, dos setores produtivos e de uma evolução acelerada dos meios de comunicação e tecnologia. Com isso o mercado se torna mais exigente, exigindo, cada vez mais, preparação, conhecimento e especialização desse profissional. As oportunidades de especialização são constantes, garantindo ao profissional contábil o preparo necessário para sua atuação nos diversos ramos da contabilidade.
Palavras-chave: contabilidade, mercado, tecnologia, ética, economia.
Introdução
Num sentido prático, a primeira maneira de avaliar as perspectivas de uma atividade profissional é saber se existem oportunidades no mercado para a área que se pretende atuar e, o que este mercado está exigindo do futuro profissional. Em se tratando da profissão contábil, o mercado, hoje, oferece inúmeras oportunidades, já que os avanços da economia e da tecnologia têm garantido novos ramos de atuação da contabilidade, a exemplo da auditoria, da perícia e da consultoria. De maneira geral, há redução dos empregos diretos na agropecuária e indústrias, setores nos quais a oferta de vagas está diretamente ligada ao desempenho da economia. Fala-se que nos Estados Unidos, nos próximos dez anos, estes dois setores representarão não mais que dois por cento dos empregos daquela economia, ficando para o comércio e serviços, o grande filão.
Empresas prestadoras de serviços e comerciais já estão predominando nos grandes centros (São