Insetos
CABEÇA – APÊNDICES FIXOS E APÊNDICES MÓVEIS
Acadêmicos: Maristela N. Roncari e Tatiele N. Santos
Disciplina: Entomologia
Turma: EA 113
COLORADO DO OESTE
AGOSTO 2014.
Introdução
Os insetos pertencem ao Filo Artropoda e fazem parte de uma das maiores classes de animais invertebrados. São divididos em varias ordens, dentre elas Hemiptera, Hymenoptera, Lepidoptera e Coleoptera (Souza, 2014). Seu corpo é revestido por uma cutícula produzida por células da própria parede do corpo, possuem uma forma mais ou menos alongada, cilíndrica e são bilateralmente iguais. O corpo é dividido em segmentos e metâmeros que estão agrupados em três regiões distintas: a cabeça que serve para a coleta de alimentos, percepção sensorial e integração neural, tórax que serve de sustentação para as pernas e as asas e o abdome onde está o sistema digestivo, excretor e reprodutor (Triplehorn; Jonnson, 2011).
Além disso, possuem um par de antenas (diceros), três pares de patas articuladas e apêndice articulado. Suas asas podem ser membranosas, pergamináceas, élitros ou Hemiélitros (Souza, 2014). Seu sistema digestório é completo, a respiração é traqueal, possui sistema circulatório do tipo aberto, o sistema excretor primário de um inseto consiste em um grupo de tubos chamados de túbulos de Malpighi, o sistema nervoso dos insetos é do tipo ganglionar, seu sistema sensorial é composto por olhos que podem ser ocelos ou facetados, os pêlos cordotonais das patas responsáveis pela sensibilidade auditiva e sensibilidade gustativa percebida pelos palpos bucais. Reproduzem-se sexuadamente e sua fecundação é interna (Triplehorn; Jonnson, 2011).
Dando ênfase á cabeça, a qual está localizada na porção anterior do corpo dos insetos, onde estão as estruturas que auxilia o inseto em sua alimentação. No inseto adulto a cabeça é denominada crânio. Na maioria dos insetos as