Fordismo, Taylorismo e Toyotismo
Fordismo, Taylorismo e Toyotismo são modelos de produção industrial, sendo que o Taylorismo se caracteriza por técnicas de administração voltadas à otimização de produção. Taylorismo e Fordismo são formas de organização da produção industrial que revolucionaram o trabalho fabril durante o século XX. Esses dois sistemas visavam à maximização da produção e do lucro. A partir daí o Toyotismo começa a ganhar espaço nos modelos de produção industrial.
Taylorismo
Taylorismo é um modelo de produção de mercadorias, que foi criado no final do século XIX, sua principal característica é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.
Relação entre Fordismo e Taylorismo
Esses dois meios de produção, tinham grandes semelhanças entre si, com o mesmo sistema e objetivo. Foram eles que revolucionaram a produção industrial, visavam a grande produção com um enorme lucro, por meio de baixos custos com a produção e com os trabalhadores.
Condições de Trabalho
Enquanto para os empresários o meio de produção foi muito positivo, para os trabalhadores ele gerou alguns problemas como, por exemplo, trabalho repetitivo e desgastante, além da falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional. O sistema também se baseava no pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção. Existe alienação, pela exploração em função da produção de lucro, que vem a ser a usurpação do trabalhador para que mais mercadorias sejam produzidas e vendidas acima do preço investido no trabalhador.
Surgimento e Implantamento
O Toyotismo, surgido no Japão, seguia um sistema enxuto de produção, aumentando a produção, reduzindo custos e garantindo melhor qualidade e eficiência no sistema produtivo.Em 1926 Sakichi Toyoda funda a Toyoda Spinning & Weaving e a Toyoda Automatic Loom Works Ltda. 1937 . O Toyotismo é um modelo de