reino plantae
Álbum Seriado Biologia
Rafaela Bezerra Freitas
Iguatu-Ce , 31 de Julho de 2014
Introdução: Reino Plantae
As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres – São autotróficas. Como já vimos, seres autróficos são aqueles que produzem p próprio alimento pelo processo da fotossíntese.
Utilizando a luz, ou seja, a energia luminosa, as planta produzem a glicose, matéria orgânica formada a partir da água e do gás carbônico que obtêm do alimento e liberam o gás oxigênio.
Grupos do Reino Plantae:
Briófitas
Caracteristica Geral:
Briófitas (do gergo bryon: 'musgo'; e phyton: 'planta') são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados.
Estrutura corporal:
O corpo do musgo é formado basicamente de três partes ou estruturas: rizóides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente; caulóide - pequena haste de onde partem os filóides; filóides -estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.
Importância:
È bioindicadora, ou seja quando um habitat está poluído elas somem. Algumas briofitas tem importância econômica como na fabricação de whisky.
Pteridófitas
Característica geral:
Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos mais conhecidos de plantas do grupo das pteridófitas. A palavra pteridófita vem do grego pteridon, que significa 'feto'; mais phyton, 'planta'. Observe como as folhas em brotamento apresentam uma forma que lembra a posição de um feto humano no útero materno.
Estrutura corporal:
O corpo das pteridófitas possui raiz, caule e folha. O caule das atuais pteridófitas é em geral subterrâneo, com desenvolvimento horizontal. Mas, em algumas