gestão
Falando sobre sexo com a sua família
Hoje em dia, falar sobre sexo e sexualidade com os pais continua sendo um tabu para a maioria dos adolescentes e jovens. O principal motivo desse acontecimento é, com certeza, a falta de informação dos pais que, quase sempre, tem vergonha de conversar com os filhos sobre esse assunto.
Na maioria das vezes, as informações que os filhos procuram não vão de acordo com a resposta dada pelos pais. Além do diálogo ser muito difícil entre pais e filhos, quando este acontece, muitas vezes é cheio de códigos e meias-palavras, que mais transtornam a vida dos filhos que esclarecem.
Outro empecilho na hora de conversar com os filhos é saber a quem do casal cabe essa tarefa. No âmbito dessa sociedade machista, a maioria dos pais deixa para a mãe o papel de educar os filhos – e isso inclui a educação sexual. Existe ainda, uma posição tomada pela maioria das famílias que, quando o menino torna-se adolescente e os pais percebem que ele começou a vida sexual, cabe ao pai informá-lo e orientá-lo sempre que precisar. Porém, se o casal não tem um diálogo sobre o assunto, os filhos não serão bem informados.
Outro problema é saber de onde vem a informação. Se os pais são desinformados e se a escola não objetiva ensinar Educação Sexual aos seus alunos, essas crianças e adolescentes buscam informações em outras fontes, muitas vezes emaranhadas de neologismos e super carregadas de preconceitos.
Segundo a psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari, na maioria das vezes, as informações sobre sexualidade chegam aos adolescentes através dos próprios colegas, que quase sempre desconhecem a