Fordismo/Taylorismo/Toyotismo
2. Sim, a racionalidade social era prioridade no modelo de Taylor, assim como Ford dava ênfase à racionalidade técnica e no Toyotismo o foco está na racionalidade técnica, social e também politica, pois houve mudanças nas relações da empresa com seus fornecedores.
3. No modelo de produção Fordista não havia produção diversificada e sim uma produção em massa. A flexibilização dos contratos de trabalho é encontrada no Toyotismo.
4. No Taylorismo, haviam muitas demissões devido ao cansaço físico dos trabalhadores, pois quanto mais eles produziam mais dinheiro eles ganhavam, e também em virtude das pressões sofridas para se produzir cada vez mais em menos tempo.
5. O modelo de Toyotismo é o mais completo, possuindo preocupações sociais politicas e técnicas. Devido ao avanço da tecnologia e a forte concorrência no mercado, as empresas foram forçadas a terem operários cada vez mais técnicos e capacitados.
6. O Toyotismo é um melhoramento das características do Fordismo associadas ao Taylorismo. No Toyotismo só se produz o necessário, reduzindo ao máximo seu estoque, trabalhando com pequenos lotes, pretendendo obter o máximo de qualidade em seu produto. No Fordismo havia produção em massa, sem se preocupar muito com a qualidade.
Exercício de aplicação
Métodos de produção
Fordismo/Taylorismo/Toyotismo
Leopoldo Guerreiro Provanne
RA: 201401189792